IP é uma abreviação para Internet Protocol (Protocolo de Internet), o protocolo mais comum utilizado hoje para comunicação de computadores via rede e internet. O Monitoramento IP consiste em criar imagens digitais que são transferidas por uma rede IP, com ou sem fio, permitindo o monitoramento e gravação de vídeo tão longe quanto a rede chegar e integrando outros tipos de sistemas como controle de acesso.

De acordo com o Analista Industrial, J.P. Freeman and Co, Inc., existem hoje mais de 20 milhões de câmeras analógicas instaladas apenas nos Estados Unidos. Destas 20 milhões de câmeras, 1.5 Milhões foram vendidas em 2002. Com este número impressionante de câmeras analógicas, as câmeras de rede têm emergido rapidamente no seu segmento, fornecendo um bom indicador de que os sistemas baseados em IP estão destinados a dominar o mercado de monitoramento.

As câmeras de rede são conectadas diretamente a uma rede IP e integradas a aplicativos de rede, permitindo aos usuários ter uma imagem de uma câmera remota, armazenar e analisar vídeo ao vivo de outra localidade ou múltiplas localidades, através da rede local, da Internet ou intranet.

Há uma previsão para que as câmeras de rede dominem mais de 50% do mercado de câmeras de segurança em 2007 e o mercado mundial de câmeras IP é de aproximadamente U$790 milhões em 2005.

Independente de ser uma câmera de rede, câmeras analógicas ligadas em vídeo servers, ou uma instalação que emprega ambos os tipos de câmeras, o Monitoramento IP é atrativo para praticamente todos os tipos de mercado vertical.

Em muitas aplicações, esta revolucionaria tecnologia está substituindo os sistemas tradicionais para reduzir custos e aumentar a segurança. Enquanto em outras aplicações, está sendo usado pela primeira vez para criar e estimular o mercado.

Devido a sua escalabilidade, entre outras vantagens, o Monitoramento IP é uma tecnologia atrativa e confiável não apenas para melhorar ou revitalizar o monitoramento existente e monitoramento à distância, mas também por um novo tipo de mercado, incluindo:

Educação:
Segurança e Monitoramento a Distância dos Parques das Escolas, corredores, salas de aula e a segurança das suas próprias instalações.
Transporte:
Monitoramento à Distância de estações de Trens, Rodovias e Aeroportos.
Bancos:
Aplicações de segurança tradicional em bancos, escritórios e em qualquer ponto de caixa eletrônico.
Comércio:
Segurança e monitoramento à distância, fazendo o gerenciamento do comércio mais fácil e eficiente.
Indústria:
Monitoramento de processos de fabricação, sistemas de logística e sistemas de controle de estoque.

Por que má impressão da tecnologia de Monitoramento IP?

Assim como em qualquer nova tecnologia, existe um período inicial de maturação do mercado. Quanto mais complicada for a tecnologia e quão mais bem estabelecido e atual for o modelo de negócio, maior é o período de maturação do mercado. Durante esta fase de aprendizado é natural que ocorram falhas no conhecimento e mal entendidos. São dessas condições que a má impressão e mitos podem crescer e se espalhar.

A tecnologia de Monitoramento IP não é de forma alguma muito complicada, mas a porção "IP" da tecnologia leva a segurança para fora de seu meio natural e a move para o domínio da tecnologia de informação, um território desconhecido para muitos. Neste sentido, a nova tecnologia e as novas condições podem provocar medos e dar suporte para o status atual. O fato de o Monitoramento IP competir diretamente com os DVRs (Digital Vídeo Recorder) levanta um grande numero de problemas, dos quais o último deles é que desafia a atual afirmação de que a tecnologia DVR com câmeras analógicas representa a última palavra em tecnologia de monitoramento.

Vamos visualizar, existem muitas indústrias desde fabricantes a instaladores e integradores até usuários finais e suas empresas, que têm um grande interesse em ver o DVR como a tecnologia dominante. Adicionalmente às condições deste mercado "Criador de Mitos", considere que na indústria de segurança são esperadas soluções proprietárias de um único fabricante. A solução de Monitoramento IP combina o "Melhor dos Melhores" produtos e serviços de diferentes fabricantes. Esta definição está sendo ótima para o usuário final, mas é bem diferente das expectativas e condições correntes.

Agora entendemos a razão para a má impressão e meias-verdades que cresceram em volta do Monitoramento IP, nós podemos examinar cada uma delas com mais detalhes.

top